Os computadores digitais trabalham internamente com dois níveis de tensão, pelo que o seu sistema de numeração natural é o sistema binário (aceso, apagado). Com efeito, num sistema simples como este é possível simplificar o cálculo, com o auxílio da Álgebra boleana. Em computação, chama-se um dígito binário (0 ou 1) de bit, que vem do inglês Binary Digit. Um agrupamento de 8 bits corresponde a um byte (Binary Term).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhntsDL4Fzt1er5CJS1Ov1FzjA3OdK8CgTDYorZSZCd6Z0vDQ1YVdZdnwDvUOKMHIGFO5Jyf92F0-EHj2jQsOmVI_tDfSEs9WNhss2lU3FBqE9CbjgiZe-EYfGnwoTPKeo2DYn5_y9WUvE/s200/123728585488zwP1.jpg)
O sistema binário é base para a Álgebra booleana , que permite fazer operações lógicas e aritméticas usando-se apenas dois dígitos ou dois estados (sim e não, falso e verdadeiro, tudo ou nada, 1 ou 0, ligado e desligado). Toda a electrónica digital e computação está baseada nesse sistema binário e na lógica de Boole, que permite representar por circuitos electrónicos digitais (portas lógicas) os números, caracteres, realizar operações lógicas e aritméticas. Os programas de computadores são codificados sob forma binária e armazenados nas mídias (memórias, discos, etc) sob esse formato.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.